sábado, 24 de maio de 2008

Um e um são dois, dois e um são três

Querido diário, fiquei esse feriado em Zefir para melhor estudar. Consegui, mas obviamente não tudo que queria. Ainda bem que tem mais um dia...
Hoje de manhã eu e Chelvis levamos nosso filho para vacinar. Teve que ser de sábado porque nenhum dos dias à tarde o danado estava em casa. Então sexta à noite fechamos toda a casa com o gato dentro. Pra quê? O gato ficou das 4h às 8h miando e nos atormentando... ainda bem que atormentou mais a Chel.
E agora, preparem-se para mais análises pretensiosas de filmes por mdom.
Ontem, no youtube, assisti Interstella 5555, animação japonesa com trilha sonora européia. É um filme feito somente com as músicas de um cd do Daft Punk, sobre conspiração universal das grandes gravadoras! E, claro, uma história de amor triste. Gostei bastante, a música e a animação estão bem sincronizadas e daft punk é sempre bom.
De manhã, assisti The Edukators/ Die Fetten Jahre sind vorbei, para a aula de alemão(o prof disse para vermos um filme alemão como atividade complementar). É um filme sobre ação revolucionária e seus limites, ou sobre três amigos? namorados? que vêem sua ação ir longe demais. Até que é um bom filme, exceeeeeto o final. Que final é aquele gentes? Que coisa fantasiosa, u.u.
À tarde vi Estômago, filme brasileiro baseado num conto que eu não li. São duas histórias paralelas, de como Raimundo Nonato chegou na cidade e foi se tornando um cozinheiro reconhecido e como ele foi subindo de cargo na cadeia. Claro que eu também num guento mais filme brasileiro com cadeia e gente pobre, mas esse filme é até engraçadinho.
Como vocês viram, fiz resumos muito resumidos dos filmes. Vou tocar num ponto que me pareceu muito, hm, sintomático, nos três filmes. O papel da mulher. (A partir daqui, SPOILERS).
Em Interstella 5555, só uma mulher tem destaque no filme: a baixista da banda(será que baixo é realmente um instrumento mais fácil?). Ela não toma nenhuma decisão, é retratada como vítima de sacrifício e aquela por quem o herói se sacrifica. Que típico u.u
Em Edukators, Jule tem os olhos abertos pelo amigo do namorado, se apaixona por ele e é a grande causadora de todo o problema, porque não pensa nas consequências. Outra tonta.
Já a personagem feminina de Estômago é uma prostituta muito esperta, porémmmm, é a causa da revolta e o consequente crime de Nonato, que se apaixona por ela.
Daria uma grande tese sociológica, se eu não estivesse com tanto sono...

5 comentários:

Anônimo disse...

Primeira!!!!!!
eu achei interessante o final de Edukators. Mostra (cuidado, spoilers!) que um ex-jovem que quer mudar o mundo um dia se transforma sim pelo sistema, mas também nunca esquece o que é ser jovem (e revolucionário: pra mim sinônimo de ser jovem é ser revolucionário. Quem nunca quis mudar o mundo nunca foi jovem de verdade. Pulou da pseudo-rebeldia da adolescência pra fase adulta corrompido pelo sistema). Este final me deu esperanças... Pô, será que só consigo escrever como anônima? - tia blétis escreveu, não um anônimo qualquer!

Luciana Omia disse...

puxa não lembro como é o final...auhuhahuhuahuahu
one more time... :D

Anônimo disse...

eu eh q fiquei com sono...

Anônimo disse...

meu blog tá pronto

Anônimo disse...

teste, teste
:)