sexta-feira, 4 de abril de 2008

Você não quer tentar entrar num sonho?

Hoje terminei de ler A cidade e as serras, do Eça de Queiroz, seguindo a recomendação de ler os clássicos da literatura portuguesa e brasileira. A cidade e as Serras é o último romance de Eça de Queiroz: o autor morre antes mesmo de terminar a revisão do livro, o que pode explicar a solução mágica do final. O tema do livro é civilização falsa/sofrida/sem graça versus natureza bela/verdadeira/empolgante. A história do protagonista Jacyntho é contada através dos olhos de José Fernandes, seu melhor amigo. Este, durante o tempo em que mora na serra portuguesa com sua tia, perde a transformação de seu amigo de entusiasta do progresso em ricaço tedioso dono de uma mansão cheia de apetrechos tecnológicos. Jacyntho vai gostando cada vez menos da vida na cidade, até o dia em que precisa ir à Portugal para decidir o que fazer com a ossada de seus avós. De início ele detesta a idéia, mas em pouco tempo empolga-se com a vida campestre e aplica lá também suas idéias de civilização, gastando toda sua fortuna. O protagonista só se acalma quando se casa com a prima de José Fernandes(o que eu achei um tanto repentino.)
Depois de um resumo desses eu posso ser preguiçosa e não comentar o que achei não é? Não é? Bem, eu gostaria de comentar apenas que existe uma tese de doutorado em andamento comparando Eça com Luciano de Samósata(sim, o autor que eu estudo!). Não sei do que se trata exatamente(e acho que deve ser n'A Relíquia), mas tem alguns pontos engraçados da obra que eu gostaria de ressaltar. Um deles é no começo do livro: a casa modernosa de Jacyntho, como tudo que depende da tecnologia, falha. Então o banheiro molha toda a casa e as roupas e incendeia a casa. Depois o peixe caríssimo encalha no elevador da cozinha e o Grão-Duque tenta pescá-lo com o anzol do chapéu de uma convidada... sem sucesso. A outra eu esqueci porque a Rachelvis veio aqui me pentelhar ¬¬.
Mas enfim, outro tema do post é o fim do mangá de Karekano. Desde a primeira vez que vi o anime me identifiquei com a história da estudante perfeita que no fundo tem um mau-caráter. Claro que na história ela arranja um namorado tão exemplar por fora como ela, mas que possui outros problemas emocionais sérios. E assim eles vão construindo o relacionamento e aprendendo a serem eles mesmo. Além disso todos os coadjuvantes são bem trabalhados psicologicamente e a série é muito engraçada. Masporémcontudoentretantotodavia, (e atenção que lá vem spoiler) a protagonista engravida e decide parar por uns anos e cuidar dos filhos antes de fazer faculdade. Tudo bem que a autora quis na verdade fazer uma coisa subversiva e transformar o casal perfeito em pessoas que fazem besteiras de vez em quando, mas poxa né, eu me espelhava na Yukino :(~~~~. Claro que no fim tudo dá certo e todos vivem felizes para sempre e com muito dinheiro, apesar de ter começado bem realista ele não deixou de ser um mangá shojo.
Terminei de ver a primeira temporada de Dexter! Fiiiiinalmenteeeee!!A série é bem diferente dos livros... ela tem aquela cara de Miami, cheia de mexicanos e música latina, e o protagonista quase parece humano em alguns momentos. No(s) livro(s) o clima é mais sombrio, e o Dexter não mostra sentimento em parte alguma. Além disso a irmã dele é peituda no livro, ehehehe! Uma coisa boa da série é o ator altamente gatão que escolheram, e o fato dele usar o mesmo celular que eu(até com o mesmo tema colorido!).
Para terminar o post, um print do meu último feito:

Photobucket
(Cliquem para ampliar)
Sim! Consegui fazer a maior pontuação do dia em um tabuleiro do mah-jong! Fiquei emocionada, até parei de jogar e fui estudar depois dessa.

4 comentários:

Anônimo disse...

parabéns pela primeira pontuação, o que quer que ela signifique... sei lá, nunca curti muito Eça de Queiroz, mas reconheço que o cara é du carai...
no seriado achei que deixaram o Dexter mais fodão e menos sombrio... e, é claro, tem toda a enrolação toda... estou assistindo outra série do Showtime: Weeds. E também tem cenas de sexo e drogas... Gostei da programação do canal, que parece ser bem subversivo... vou procurar mais séries e programas que passam lá...

40>0 disse...

aqui.
como que o banheiro molhar a casa a incendeia?
a não ser que...
...
água mágica! *__*

ou então talvez deve ter desencadeado alguma reação né. tipo molhar a tomada, ir um curto, pegar fogo no gato que sai em chamas pelas partes inflamáveis da casa. enfim.
eu acho mahjong um nome engraçado.
karekano é divertido, gosto muito dos trecos da gainax (mesmo o mangá sendo só da muié e a gainax não ter nada a ver com isso). sabe que mangá que eu gosto? de um que chama "angel's share".
vc leu o livro de dexter antes de assistir? que estranho... gostou? é bom? qual que vc prefere?

40>0 disse...

nó. água mágica parece apelido de cachaça. tipo "água que passarinho não bebe".

ê sinônimos de pinga. pura poesia.

Luciana Omia disse...

ah acho mah jong bonitinho mas não sei jogar ahueahueuaheauhea